Novo endereço do Clube do Tom:
http://www.jobim.com.br
Aqui você pode ouvir músicas em Real Audio.


E se de repente o Tom resolvesse tocar uma música sua? Um relato de Ricardo Serrano.

Partituras - 1

Descoberta exclusiva do Clube do Tom!

A partitura de "Eu não existo sem você", em manuscrito de Tom Jobim, foi encontrada pelo Clube do Tom entre os arranjos do maestro Leo Peracchi para o LP "Por toda minha vida", com a cantora Lenita Bruno, gravado em 1959.

Para comemorar, juntamos as partituras em uma nova seção. Dê uma olhada.

Partituras - 2

Sheet Music Plus, em San Francisco, California, tem várias partituras e albuns. Clique para ir direto à listagem de Tom Jobim.

Frases
Tom Jobim falou muitas coisas interessantes e divertidas, e muito se fala sobre ele. Veja uma frase de Tom, ou sobre Tom.
Gravação exclusiva para o Clube do Tom

Ouça o violonista Paulo Bellinati num belo solo de Gabriela. Em entrevista exclusiva, Paulo fala de Tom Jobim e dos macacos-aranha.

No Rio de Janeiro
Não deixe de ir à Toca do Vinicius!
Album de Retratos

Mais fotos de Tom no Album de Retratos
Cancioneiro Jobim
Já está nas lojas o primeiro volume da coleção definitiva de partituras de músicas de Tom. São 42 partituras, textos, e fotos.
No decorrer do preparo dos livros, foram encontradas algumas músicas inéditas. Veja a partitura de "Brigas".

TOM JOBIM
80 ANOS


Casa Villarino festeja 53 anos e comemora parceria de Tom e Vinicius, selada em suas mesas

Elenco de Orfeu da Conceição será homenageado

A Casa Villarino - onde, em 1956 Tom Jobim e Vinicius de Moraes firmaram a parceria em torno do projeto Orfeu da Conceição, peça de autoria do poetinha” - promove tripla comemoração no dia 01/junho/2006. Além do aniversário do bar - que há 53 anos reúne a nata da música, da literatura, do jornalismo, da política e da intelectualidade nacional - o Villarino vai festejar o encontro de Tom e Vinicius e o jubileu de ouro da peça Orfeu da Conceição, com as primeiras composições da dupla.

A comemoração pretende reunir os remanescentes da montagem original da peça (no teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1956). Além de Haroldo Costa, o Primeiro Orfeu, o arquiteto Oscar Niemayer, que assinou o cenário, deverá estar entre os convidados ao lado da veterana atriz Lea Garcia, que participou da primeira montagem da peça como Mira, do filme Orphée Noir, de Marcel Camus, em 1959, como Serafina, e da refilmagem brasileira de 1999, como a mãe de Maicol.

A peça é responsável por grandes momentos da MPB. Músicas como "Se todos fossem iguais a você", "Lamento no morro", "Um nome de mulher", "Mulher, sempre Mulher", "Eu e o meu amor" e "Eurídice" - valsa composta por Vinicius, em Paris para sua filha Suzana marcaram época e hoje são verdadeiros clássicos. A comemoração espera contar também com os familiares de Tom, Vinícius e dos responsáveis pela aproximação dos dois, reivindicada pelo jornalista e pesquisador Lúcio Rangel e pelo compositor e redator Haroldo Barbosa.


Exclusivo para o Clube do Tom:
Veja esta caricatura de Tom Jobim em tamanho maior. Tem também Dori Caymmi, Edu Lobo, e outros
Veja a análise crítica da peça Orfeu da Conceição, por Maria Lúcia Candeias - exclusiva para o Clube do Tom
Detalhes sobre a primeira parceria de Tom e Vinicius: a história original, textos de Vinicius, e o bar onde tudo começou.
 

A Orquestra Maluca e o Dr. Carrapatoso

Mais um furo do Clube do Tom!
Uma das participações do jovem Tom Jobim nas festividades de encerramento do ano letivo do Externato Mello e Souza, quando tinha 10 anos de idade, surpreende por antecipar o futuro.
 
Por toda minha vida
O SHOW / O DISCO
Os arranjos do Maestro Leo Peracchi para este disco histórico foram apresentados na íntegra no Sesc Pompéia, S. Paulo, em 25 e 26 de agosto. As músicas tiveram a interpretação de Celine Imbert, Jane Duboc, Ná Ozzetti, Miriam Peracchi, Mônica Salmaso, Tetê Espíndola, e Vania Bastos. Acompanhamento da Orquestra Jazz Sinfônica.

Acaba de chegar às lojas a reedição do clássico de 1974, Elis & Tom. O trabalho consistiu em uma remixagem do álbum –feita a partir dos masters originais de 8 canais das sessões de gravação realizadas na Califórnia. A nova versão do álbum reúne na mesma caixa, um CD com 14 faixas remixadas e remasterizadas em estéreo, e um DVD Áudio com 16 faixas 100% remixadas e remasterizadas em surround 5.1.
Veja mais no site da gravadora Trama.

OSESP interpreta obras orquestrais de Tom Jobim

A Orquestra Sinfônica do Estado de S. Paulo apresentou uma seleção de músicas de Tom, com arranjos dele próprio e de alguns colaboradores, tais como Claus Ogerman, Nelson Riddle, Dori Caymmi, Paulo Jobim, e Mario Adnet.

Regência: Roberto Minczuk
Local: Sala S. Paulo, na praça Julio Prestes, S. Paulo.
Quando: 9 de dezembro, para convidados do Ibope, e 11 de dezembro, em espetáculo aberto ao público.
Tom Jobim e seus maestros: veja artigo de Luiz Roberto Oliveira sobre orquestradores e arranjadores que colaboraram com Tom, e o programa das apresentações.

Garota de Ipanema
Garota de Ipanema, um dos maiores sucessos de Tom e Vinicius, virou trilha sonora do filme de mesmo nome dirigido Leon Hirszman, em 1967. O disco Long Play da trilha sonora tem três arranjos orquestrais sobre o tema da canção, que você pode ouvir aqui no Clube do Tom: Tema de Abertura, A Queda, e Tema da Desilusão.
Copyright © 2000 Norte Magnético Ltda. Todos os direitos reservados.
Última atualização:
16.julho.2003
1720967 visitantes desde 24.ago.96 Volta ao topo da página